[Vídeo] – Implante de válvula no coração.

        


Seu coração funciona como uma bombeia hidráulica que permite a circulação do sangue sem oxigênio para os pulmões onde é oxigenada e então bombeada para circular por todo o seu corpo abastecendo de oxigênio todos os órgãos. O coração tem quatro câmaras sendo que cada câmara tem válvulas que funcionam como portas de entrada e de saída para o sangue que flui entre as câmaras cardíacas. As válvulas permitem que o sangue passe de uma câmara para a outra em um único sentido evitando que o sangue volte para a câmara de onde veio.

ESTENOSE DA VÁLVULA AÓRTICA

A válvula aórtica está situada na parte superior do ventrículo esquerdo, sendo a porta de saída do sangue oxigenado para a artéria aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo humano e que distribui o sangue oxigenado a todos os órgãos através de ramificações arteriais.
A válvula aórtica é formada por três laminas chamadas cúspides ou folhetos que abrem-se quando o ventrículo esquerdo se contrai, permitindo que o sangue flua em direção à aorta. Os folhetos se fecham  quando o coração deixa de contrair para impedir que o sangue retorne para o ventrículo esquerdo.

Estenose da válvula aórtica ocorre quando depósitos de cálcio na válvula tornam os folhetos rígidos diminuindo a abertura dos mesmos. A medida que essa condição progride, a abertura da válvula se estreita, obstruindo o fluxo sanguíneo e forçando o coração a bombear com mais força.

Sintomas de estenose aórtica grave consistem em:
  • Dor ou pressão no peito (angina)
  • Sensação de fraqueza ou desmaio após exercício físico
  • Dificuldade de respirar depois de atividades físicas
  • Capacidade reduzida de exercício

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


Contudo, lembre-se que a doença valvar cardíaca muitas vezes ocorre sem nenhum sintoma e pode passar despercebida.

O tratamento da estenose aórtica severa é essencial para prolongar sua vida já que uma grande porcentagem de pessoas com estenose aórtica grave que apresentam sintomas, morrerão em  1-5 anos caso o problema não seja corrigido. Não existem medicamentos que revertem a estenose sendo a substituição da válvula aórtica o tratamento padrão para estenose aórtica severa.

A troca da válvula aórtica é tipicamente feita através de procedimento cirúrgico de peito aberto. Em pacientes com alto risco para uma cirurgia ou com contraindicação para tal intervenção podem ter a válvula implantada através de um cateter.
TROCA VALVAR CIRÚRGICA

A troca de válvula cirúrgica, se realiza através do procedimento de cirurgia de peito aberto; o tórax é aberto de modo que o cirurgião possa acessar o coração. O coração é paralisado sendo a circulação de sangue e oxigenação da mesma realizada por uma bomba hidráulica com oxigenador externa (circulação cardiopulmonar extra-corpórea).

Durante a cirurgia de troca valvar, o cirurgião remove a válvula estenosada e a substitui por uma válvula mecânica (de metal) ou uma válvula biológica (fabricado com tecido animal ou humano). Tipos diferentes de válvulas oferecem vantagens e riscos diferentes. Você e seu médico decidirão qual a válvula mais apropriada, baseada no seu estilo de vida, idade e condição médica individual.

Mais de 250.000 cirurgias de válvula são feitas por ano no mundo inteiro. A cirurgia de troca valvar aórtica historicamente mostrou resultados muito bons, prolongando a vida de pacientes e melhorando a sua qualidade de vida. Por estes motivos transformou-se no tratamento padrão para esta doença.


TROCA DA VÁLVULA COM CATETER

O implante de válvula aórtica transcateter, conhecido como TAVI ou TAVR, permite a substituição da válvula aórtica sem a necessidade de abrir o tórax. Esta intervenção menos invasiva já está disponível a pacientes considerados de alto risco para cirurgias de peito aberto. No procedimento de implante valvar aórtica transcateter, a válvula protética é  implantada sobre a válvula estenosada mantendo-a compactada entre a válvula protética e a parede da artéria aorta. 

Existem dois tipos de válvula para serem implantadas por cateter. Uma delas é montada e compactada encima de um balão, inserida no organismo através de um cateter (um tubo longo e flexível) e levada ao coração para o implante. O cateter é inserido com mais frequência através da artéria femoral (na virilha)ou através de uma pequena incisão no peito próximo do coração. O balão com a válvula montada e compactada encima é posicionado sobre a válvula estenosada. O balão é insuflado, a válvula protética é expandida compactando a válvula estenosada. O outro tipo de válvula transcateter, não depende de uma balão para ser expandida. A expansão é realizada por meio de um mecanismo de auto liberação.

As vantagens do implante valvar trasncateter  consistem em uma intervenção de menor risco, devido a menor tempo de duração e por não haver abertura do tórax,  e estadia mais curta no hospital. Devido ao fato de ser minimamente invasiva, o tempo de recuperação é significativamente mais curto do que após uma cirurgia de peito aberto – aproximadamente 2 a 4 semanas em vez de 6 a 8 semanas. Em pacientes com indicação precisa, o implante de válvula aórtica transcateter proporciona alivio dos sintomas a curto e longo prazo , garantindo funcionamento normal da válvula aórtica e melhora geral da funções e de sua expectativa de vida.

Os riscos do implante de válvula transcateter variam significativamente de pessoa para pessoa, dependendo da sua idade, saúde em geral, e outros fatores. Seu médico irá avaliar sua condição e determinar se você deve ser encaminhado a uma equipe cardíaca especializada em implante valvar aórtico transcateter. Sua análise vai incluir um exame físico completo, além de avaliação dos resultados de uma série de exames de sangue e estudos de imagem, incluindo ecocardiograma transesofagico, angio tomografia cardíaca,  cateterismo cardíaco e/ou outros exames.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


By | 2017-11-10T12:03:32+00:00 novembro 21st, 2015|Categories: cardiaca, cirurgias, Colunista_Viviane_Lander, Sem categoria, video|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.