Hipertimesia – Síndrome que te faz lembrar de tudo em detalhes mesmo coisas da infância.

Você se lembra o que você fez durante a semana? E há cinco anos? E  quando você era criança? Certamente você tem algumas memórias específicas, mas não sabe o que aconteceu em cada dia da sua vida em todos os detalhes , como acontece com a história Funes, o memorialista de Jorge Luis Borges, uma mostra de ficção e artísticas de Hipertimesia.
Mas, Hipertimesia o que é? Chamá-lo de uma forma mais elevada de memória que apenas “sofrer” um pouco de sorte e propomos para saber mais então.

O que é memória episódica?

O primeiro caso de Hipertimesia foi descoberto em 2006, e alguns outros com esta condição rara apareceu em seguida, dezenas de pessoas -hoje acredita ter memória episódica autobiográfico -. Você poderia dizer que é algo muito novo e que pouco se sabe ainda. Thymesis O termo vem do grego, significando lembrar.
Em casos de memória episódica, -porque o portador pode sofrer e ter sua vida transformada em um verdadeiro pesadelo! pois, vai  lembrar de tudo que aconteceu em sua vida em detalhes consideráveis. Este comportamento é incontrolável e desgastante, como lembranças vêm facilmente e automaticamente para a mente da forma pessoa.

Muitas vezes ela aparece após a puberdade e faz com que a mente se torna uma espécie de banco de dados nos quais os pontos importantes são armazenados, mas também alguns como sem interesse, como se esse dia estava ensolarado ou chovendo. Estas são as pessoas que muitas vezes têm dificuldade para se relacionar com os outros por causa de sua condição. Eles também olhar muito mais guiado pelas datas para classificar memórias.
Um ponto curioso, todas as pessoas com Hipertimesia é canhoto, mas ninguém sabe ao certo ainda se ou não isto está relacionado com a condição.

A história da primeira pessoa Hipertimesia

Jill Price procurou ajuda em 2000 para neurocientista James McGaugh e sua equipe da Universidade da Califórnia. Ele fez em prol da ciência, mas de desespero: Eu não poderia viver lembrando de tudo que ele tinha feito durante a sua vida era insuportável. Lembre-se que era como estar em uma prisão, lembrava de tudo o que tinha acontecido em sua vida e que ele não poderia estar confortável com esse pensamento.

Com algum cepticismo, neurocientista decidiu investigar esse fenômeno. Enquanto outros já tinha um superior quando listas de recall de memória coisas, ele foi o primeiro a ter uma memória autobiográfica superior.
Na análise de suas memórias, vemos que ele sempre “ver” o dia, há uma relação estranha em que ele apenas “sabe” o que aconteceu, que o calendário é muito importante para a ideia.
Também foram feitos outros testes de memória, linguagem e QI, e a verdade é que eles não são tão bons quanto nos resultados do teste de memória episódica autobiográficas, mesmo aqueles onde deve se lembrar de coisas.
Ele também ganhou um nível muito baixo em testes de função executiva, o que significa desenvolvimento anormal do córtex pré-frontal, que também têm pessoas com autismo, hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo ou síndrome de Tourette. Se esta área do mau funcionamento do cérebro, deve bloquear algumas memórias. Além disso, Preço tiveram o núcleo caudado e o lobo temporal do cérebro responsável -duas áreas de memória suficientemente desenvolvido, que, juntos, poderia significar uma melhor memória das coisas.
Você sabia que o Hipertimesia ou memória episódica perfeita? Você sabia que essa peculiaridade da mente humana? O que você acha que são os limites da memória humana?

By | 2017-11-10T12:03:31+00:00 novembro 25th, 2015|Categories: Colunista_Viviane_Lander, Curiosidades, Destaque, Doenças, Sem categoria|7 Comentários

Sobre o Autor:

7 Comentários

  1. ThafaelRhuane BiazotoPrado 25 de novembro de 2015 em 12:16 - Responder

    Eu tenho hipertimesia,me lembro de tudo da minha infância com todos os detalhes,mesmo as lembranças ruins que não gostaria de me lembrar eu me lembro perfeitamente e a propósito também sou canhota!qual será a relação de ter hipertimesia e ser canhoto?

  2. Jefferson Lourenço 25 de novembro de 2015 em 15:18 - Responder

    Eu queria ser como as pessoas citadas nessa reportagem…
    O meu caso é o contrario, mal lembro o que fiz ontem, quem dirá os outros dias…
    Pra mim isso é horrível…

  3. Jefferson Lourenço 25 de novembro de 2015 em 15:18 - Responder

    Eu queria ser como as pessoas citadas nessa reportagem…
    O meu caso é o contrario, mal lembro o que fiz ontem, quem dirá os outros dias…
    Pra mim isso é horrível…

  4. Ben Jacinto 26 de novembro de 2015 em 00:54 - Responder

    Lembro de tudo e sou destro, só para contrariar!!!!! Kkkkk…..
    Mas vivo bem comigo mesmo!

  5. Ben Jacinto 26 de novembro de 2015 em 00:55 - Responder

    Lembro de tudo e sou destro, só para contrariar!!!!! Kkkkk…..
    Mas vivo bem comigo mesmo!

  6. tatinha.sbm 23 de dezembro de 2015 em 21:21 - Responder

    É muito ruim ser assim, porque além das memórias muito presentes temos os sentimentos envolvidos com essas memórias ali, rondando cada lembrança. É bem difícil.

  7. ana matos 4 de dezembro de 2017 em 00:41 - Responder

    De há uns tempos a esta parte comecei a notar que a minha mãe já falecida contava todos os dias coisas da vida dela de criança e se lembrava do batizado etc. Depois foi meu filho já adulto que me conta coisas de quando tinha 1 ano mais ou menos, também comecei de juntar que eu desde criança fixava todas as matriculas de carros, telefones, moedas porque eu colecionava selos , com 10 anos eu já tinha 5 mil selos em álbuns e eu sabia perfeitamente quais os que tinha e os que me faltavam tbm pelas cores. Com a idade fui notando que todos os lugares por onde viajava fixava tudo, as árvores (quantas) as cores das casas, as ruas enfim tudo. Lembro-me de todos os dias da minha vida pelo menos com uns 2 ou 3 anos ou antes nem sei, mas sei que cores eram os meus vestidos , que folhos tinham , por onde caminhei e o que falavamos nas horas de todos juntos e o que fazíamos, mesmo criança ainda muito pequena. Como escrevo, tenho aproveitado para deixar ficar escrito em papel pormenores que os antigos já não se lembram e alguns já faleceram. Não tenho problemas de recordar nada antigo, pois não fiquei com traumas, mas me lembro de todas as cores das nossas casas, almofadas, quintais os cheiros das nossas flores e eu sei que tinha em algumas alturas segundo os meus pais menos de 2 anos. Fiquei curiosa agora que vi este artigo então percebi que isso é mesmo verdade, não sou canhota completamente, porque fui contrariada em pequena, mas enfiar agulhas e outras coisas sim sou.

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.