Os neurocientistas registram atividade cerebral no exato momento em que um paciente ”viu Deus”

Um caso grave de epilepsia ocasionou numa ‘experiência religiosa’

Na primeira semana de maio/2016, pesquisadores Israelenses relatam como um paciente teve uma ‘experiência religiosa intensa’ durante um tratamento de epilepsia, o paciente viu e conversou com uma figura ele chamou de Deus. E a melhor parte é que ele estava sendo vista num scanner cerebral nesse momento. 
O que é talvez o mais curioso sobre este caso particular é que o paciente de 46 anos de idade nunca tinha sido especialmente religioso, embora tenha se identificado como judeu. Então, o que levou o  ‘não-crente”, de repente, ter uma experiência religiosa intensa na frente de um par de neurocientistas?
As bases da ‘experiência religiosa’ já foi relatada neste artigo
O paciente sofreu epilepsia no lobo temporal direito, por quase toda sua vida – Um tipo de epilepsia onde as alucinações originam no lobo temporal, e podem trazer em emoções estranhas, causar memórias antigas ou alucinações imediatas de vozes, música, pessoas, cheiros ou gostos. Estas experiências podem durar alguns segundos ou até mesmo um par de minutos.
Como parte de seu tratamento, foi requisitado sua interrupção imediata de sua medicação anticonvulsiva – drogas que suprimem o disparo rápido e excessivo de neurônios durante crises convulsivas, e pode impedir a propagação de uma crise para outras regiões dentro do cérebro.
O que aconteceu enquanto a paciente estava no eletroencefalograma foi:

”Enquanto estava deitado na cama, o paciente de forma abrupta “congelou” e olhou para o teto por alguns minutos, afirmando mais tarde que ele sentiu que Deus estava se aproximando dele. Ele, então, começou a cantar orações em silêncio, olhou para sua equipe e abaixou sua cabeça, cantando as orações mais excessivamente.

Então, de repente, ele gritou ‘E você é Adonai (nome do Deus hebraico) o Senhor!’ afirmando mais tarde que Deus tinha revelado a ele, ordenando-lhe para trazer redenção para o povo de Israel”

Algo muito assustador e mesmo após o paciente ter rasgado os eletrodos de eletroencegalograma, ele passeou através do hospital, dizendo que ele achava que “Deus me enviou a vós”, segundo relatam os pesquisadores Hadassah da Universidade Hebraica.
Mas, essas varreduras do cérebro deram alguma pista? Como relata Neuroskeptic, elas revelam um aumento de atividade na faixa de baixa gama (30-40 Hz) no córtex pré-frontal esquerdo no momento exato da experiência sobrenatural – exatamente o lado oposto do cérebro onde as crises epilépticas são originadas.
Em artigo na revista Epilepsia e Comportamento, eles diagnosticaram que o paciente teve experiência de “delírio religioso grandioso de revelação e zelo missionário no contexto de psicose pós-ictal (PIP)”.
O que raios é psicose pós-ictal (PIP)? PIP é uma complicação rara, muito mais grave que pode seguir uma convulsão, geralmente causando alucinações visuais ou auditivas, delírios, paranóia, e às vezes, até mesmo agressão exagerada. Mas o por que este paciente sofreu com experiência PIP, desta vez após uma convulsão sem qualquer histórico dele, ou por que era de natureza religiosa para um homem que não era um judeu praticante, nem mesmo seus médicos podem responder.
”Em última análise, isso permanece um mistério”, diz Neuroskeptic. “Não sabemos o que aconteceu aqui, ou o que desencadeou a atividade anormal naquela região em particular em relação a outros.”
By | 2017-11-10T12:02:34+00:00 Maio 21st, 2016|Categories: Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.