Porque o sangue do tipo AB é tão raro?

Neste artigo você vai entender.

Espero que você que está lendo isso, já tenho doado sua quota de sangue para ao Hemocentro da sua cidade, bebendo um suquinho e recebido a notícia do seu tipo sanguíneo. Se você descobriu que é AB, você é único, na verdade você é raro! Então, porque tão poucas pessoas são categorizadas como AB?

“Nós herdamos nossos tipos sanguíneos em genes,” Dr. Leslie Silberstein, um porta-voz da Sociedade Americana de Hematologia. “O gene que um tipo sanguíneo codifica para produzir uma proteína e que se expressa na superfície da sua célula vermelha, é o que nós detectamos no laboratório. Então,  o que é expresso na superfície da célula, determina o tipo sanguíneo que é compatível com o sangue do outro paciente. “
Todo o sangue contém os mesmos componentes básicos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma, que é a parte líquida do sangue que prende as células de sangue vermelhas e brancas, juntamente com as plaquetas em suspensão.
GLÓBULOS VERMELHOS
 
Os glóbulos vermelhos, fabricados na medula óssea, executam o trabalho duro de transportar oxigênio ao redor do corpo humano. Em cada duas a três gotas de sangue, cerca de um bilhão de células do sangue residem. Células vermelhas de longe superam tanto as plaquetas, que parar o sangramento por coagulação lesões dos vasos sanguíneos, e glóbulos brancos, que protegem o seu corpo de patógenos e doenças. Para cada 600 células vermelhas do sangue, existem apenas 40 plaquetas e apenas uma célula de sangue branca solitária.
Na superfície das células vermelhas do sangue, tal como explicado Silberstein, são proteínas com hidratos de carbono ligados, essencialmente, os marcadores que identificam as células do sangue como a nossa própria. Estes marcadores microscópicos, conhecidos como antígenos, são geralmente agrupados em oito tipos de sangue de base: A, B, AB, e O, cada um dos quais pode ser “positivo” ou “negativo”.
“Grupo sanguíneo A significa que tem, pelo menos, um gene de um grupo sanguíneo e como consequência o seu sangue expressa uma enzima que atribui um açúcar distinto para a proteína ou lípido sobre a superfície dos glóbulos vermelhos,” diz Silberstein. “O grupo sanguíneo A tem apenas um antígeno.”
Do mesmo modo, o grupo sanguíneo B tem apenas antigénios B, o grupo sanguíneo AB tem ambos, e o grupo sanguíneo O não tem nem antígenos A e nem B na superfície das células vermelhas do sangue. Estes quatro grupos são os mais importantes, uma vez que indicam qual o tipo de sangue que um paciente pode receber com segurança numa transfusão.
Os pacientes que receberam um tipo de sangue incompatível muitas vezes experimentam uma reação perigosa; o seu sistema imunitário que reconhecem o antígeno estranho na superfície da célula sanguínea e o atacam. Então, se você fosse dar sangue do grupo A a um paciente do grupo sanguíneo B, seu corpo sofreria uma resposta imunológica para destruir o que ele seja reconhecido como um agente invasor.
Diferentes grupos sanguíneos estão mais ou menos comum, com Stanford Escola de Medicina calcular as respectivas proporções na população em geral como se segue:

  • O-positivo: 37.4%
  • O-negativo: 6.6%
  • A-positivo: 35.7%
  • A-negativo: 6.3%
  • B-positivo: 8.5%
  • B-negativo: 1.5%
  • AB-positivo: 3.4%
  • AB-negativo: 0.6%
Há variações étnicas, claro. O grupo sanguíneo B é mais predominante em populações asiáticas em comparação com os caucasianos, enquanto o grupo O é mais comum em hispânicos. Com base na população como um todo, no entanto, estas são as proporções aproximadas.
Mais raro de todos
 
 
Ainda assim, este quadro torna mais fácil ver por que tipo de sangue AB é tão raro. Embora você herda um gene para o tipo de sangue de cada progenitor, há uma captura incomum: Sempre que herdam um gene de O, mais ou menos não tem impacto sobre o outro gene herdado.
As pessoas com sangue AB herdam de um gene A a partir de um pai e um gene B a partir da mãe. Com base no número de pessoas subjacentes nos tipos sanguíneos A e B, as probabilidades de que esta combinação em particular aconteça, é simplesmente mais raro do que qualquer outra possibilidade.
No caso dos tipos de sangue, sendo um tipo raro, oferece uma enorme vantagem: Eles são conhecidos como “Destinatários universais”, ou seja, pessoas que são – AB positivo – pode receber qualquer tipo de sangue , embora, seja muito melhor ter sanguíneo O negativo. Conhecidos como os “doadores universais”, estas almas generosas pode doar seu sangue que será aceito por qualquer pessoa em necessidade.
By | 2017-11-11T20:19:37+00:00 julho 29th, 2016|Categories: Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.